segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Dados Socioeconômicos

África
Nas ultimas décadas os países africanos têm registrado crescimento do Produto Interno Bruto(PIB) entre 6% e 7% ao ano, mesmo assim o continente é  o que enfrenta os mais sérios problemas socioeconômicos. O PIB total da África corresponde a apenas 1% do PIB mundial. Aproximadamente m terço da população africana vive com menos de 1 dólar por dia.
Do ponto de vista econômico, a África do Sul e algumas regiões do norte do continente apresentam algum nível de industrialização, o restante tem economia baseada no setor primário, agropecuária. Atualmente os produtos mais cultivados na agricultura de subsistência são o arroz, milhete, sorgo, banana, batata e inhame.  Existe um grupo denominado de Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo, esse grupo extrai uma economia das suas rochas sedimentares, como bauxita, cobre, estanho, ferro entre outros.

  • A pecuária se concentra principalmente nas áreas localizadas logo ao sul do deserto do Sudão, que possui o maior rebanho de camelos do mundo, e está entre os seis maiores criadores de bovinos, caprinos e ovinos do mundo.
  • Com a chegada dos europeus surgiu uma nova forma de agropecuária, o Plantation, que é a Agricultura Comercial. Que foi introduzida para atender a os interesses das metrópoles e abastecer o mercado externo.


América Latina
É composta por países com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) intermediário. Existe alguns países que vêm apresentando melhoras, que é o caso dos países emergentes – México, Brasil, Argentina. E os que têm um ótimo desenvolvimento social – Costa Rica, Chicle, Uruguai e Barbados.
  • Apesar do bloqueio comercial, Cuba apresenta um elevado IDH, por causa dos investimentos aplicados na saúde e educação.
  • Muitos dos países da América Latina têm um baixo nível de escolaridade e um alto índice de mortalidade infantil.

  • Com exceção do Brasil, Argentina, México e Chile, que possuem regiões industrializadas e agronegócio, a economia latino-americana se apoia basicamente na mineração, na monocultura de exportação, e na produção de cacau, cana-de-açúcar, café entre outros.
  • Muitos países da América Latina, vive graves problemas econômicos, causados por conflitos civis e catástrofes naturais.
fonte: Livro "Geografia sociedade e cotidiano 3" - Dadá Martins, Francisco Borges e Márcio Vitiello

Nenhum comentário:

Postar um comentário