segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Russia e Comunidade dos Estados Independentes


Rússia
Geografia
País da Europa Oriental e da Ásia. Também conhecido por Federação Russa, foi o centro político do Império Russo (1721 a 1917) e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. É banhado pelo oceano Ártico, a norte, pelo oceano Pacífico, a leste, e pelos mares Negro e Cáspio, na sua parte meridional. . Tem ainda um pequeno enclave entre a Polónia e a Lituânia que abre para o mar Báltico. A Rússia é o maior país do Mundo, com um comprimento máximo de 7700 quilómetros e uma largura de 2800 quilómetros, totalizando uma área de 17 075 200 km2. A principal cidade  Moscovo, a capital, com 11 246 600 habitantes.
O território russo pode ser dividido geograficamente em seis regiões: a região de Kola-Carélia, situada no Noroeste da Rússia, caracterizada por planaltos de baixa altitude; a planície Russa, que não é mais do que uma extensão da planície Oriental Europeia; a região dos montes Urais, situada a leste da planície Russa, que é constituída por uma sucessão de planaltos e montanhas de relativa baixa altitude (uma média de 1200 metros), a planície Siberiana Ocidental, que é a maior das regiões russas e contém alguns dos maiores pântanos do Mundo; mais a leste, o planalto da Sibéria Central, delimitado pelo rio Ienissei (a oeste) e pelo rio Lena (a leste), registando altitudes entre os 300 e os 690 metros; e, finalmente, mais a sul e a leste, a região das altas montanhas, que representa 1/4 do território russo e é constituída por uma sucessão de cadeias montanhosas de origem geológica diversificada, destacando-se a zona vulcânica da península de Kamchatka (na costa do Pacífico), com uma altitude média de 3000 metros, tendo como ponto mais alto o vulcão Klyuchevskaya (4675 metros).

Clima
As regiões mais setentrionais possuem um clima ártico, caracterizado pelas baixas temperaturas ao longo do ano, apenas com os meses de verão a registarem médias positivas. Norilsk e Yakutsk, na Sibéria, são considerados os locais habitados mais frios do mundo, com temperaturas anuais médias de cerca de - 10 ºC. A sul da região ártica, o clima é frio continental, com invernos extremamente rigorosos e verões curtos. Na parte ocidental do país o clima é temperado continental, com invernos rigorosos e verões quentes, e com precipitações mais abundantes.

Economia
A Rússia dispõe, não só de uma enorme quantidade de recursos energéticos (carvão, petróleo, gás natural e hidroenergia) e minerais (cobalto, crómio, cobre, ouro, chumbo, manganésio, níquel, platina, volfrâmio, vanádio e zinco), como também de praticamente todas as matérias-primas requisitadas pela indústria moderna.O setor industrial assenta as suas estruturas e desenvolvimento nas indústrias ligadas ao fabrico de máquinas (turbinas, geradores elétricos, utensílios de construção, automóveis, locomotivas, etc.), de produtos químicos e de roupa e calçado (existem mesmo cerca de 30 cidades cuja população se dedica, exclusivamente, à indústria têxtil), enquanto a agricultura obtém da produção cerealífera (sobretudo trigo e cevada) a maior parte dos seus rendimentos. Também a silvicultura e a atividade piscatória são de grande importância económica, pois a Rússia não só tem a maior reserva florestal do Mundo, como vê a sua imensa frota pesqueira ter acesso às duas mais importantes áreas de pesca: os oceanos Atlântico e Pacífico. Os principais parceiros comerciais da Rússia são a Alemanha, os Estados Unidos da América, a Itália e a China.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 9,8.

População
Tinha, em 2006, 142 893 540 habitantes. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 9,95%o e 14,65%o. A esperança média de vida é de 67,08 anos. O valor do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,779 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género é de 0,774 (2001). Estima-se que em 2025 a população diminua para 135 952 000 habitantes. Os principais grupos étnicos são os russos (82%), os tártaros (4%), os ucranianos (3%), os chuvasques (1,2%), os basquires (1%), os bielorrussos (0,8%), os mordovianos (0,7%) e os chechenos (0,6%). As religiões mais representativas são o Cristianismo Ortodoxo Russo (16%) e o Islamismo (10%), representando os não religiosos cerca de 72% da população. A língua oficial é o russo.


 Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
No dia 8 de dezembro de 1991, foi criada a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), cujo principal objetivo era estabelecer um sistema econômico e de defesa entre as nações da extinta URSS. Os primeiros integrantes do bloco foram: a Rússia, a Bielorrússia e a Ucrânia. Posteriormente se integraram ao bloco, os seguintes países: Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Uzbequistão, além do Turcomenistão, que atualmente é um membro associado à CEI. A Geórgia desligou-se do grupo em 2009, e os três países bálticos (Lituânia, Estônia e Letônia) são os únicos países que compunham a União Soviética que nunca fizeram parte da CEI. 


Livro didático - Geografia espaço e cotiano 
http://www.infopedia.pt/$russia-(federacao-russa) 

COMPONENTES: Ainara Barbosa Nº01
                                 Luciano Lucas    Nº15
                                 Marcelo Oliveira  Nº16
                                 Matheus Bezerra  Nº18
                                 Maxwell Cerino Nº19
                                 Sara Máximo  Nº26



Nenhum comentário:

Postar um comentário