segunda-feira, 16 de julho de 2012

Crescimento Econômico


Crescimento econômico

   O crescimento económico pode ser definido como sendo o aumento sustentado de uma unidade económica durante um ou váriosperíodos longos. A sua avaliação faz-se através da análise de certos índices: Produto Interno Bruto (PIB) ou Produto Nacional Bruto (PNB).
O termo crescimento distingue-se de desenvolvimento por significar um  aumento quantitativo da produção, cuja conseqüência será  o enriquecimento da nação e a elevação do nível e vida, mas sem a preocupação da melhoria das 
condições de  vida da sociedade.
 Contrapõe-se, por isso, ao desenvolvimento, que, para além do crescimento 
propriamente dito, pressupõe a sua repercussão sobre aqualidade de vida das pessoas e sobre o sistema social em geral. Ou seja, toma em atenção à estrutura de repartição dos rendimentos a par do aumento do PNB.

  • O crescimento econômico, nos dias atuais, é avaliado pela sua capacidade qualitativa de gerar riquezas e não mais quantitativa, como se pensava no início do século XX. Todo crescimento econômico específico de um país apresenta origens históricas enraizadas.
  • O crescimento não deve ser compreendido somente no foco do aumento do produto per capita, mas num conjunto de processos dinâmicos nas atividades produtivas. Toda atividade produtiva tem em si fases de planejamento e ações com início, meio e fim suscetíveis a mudanças tecnológicas e econômicas.

Deve-se considerar que para um país crescer, é de suma necessidade a oferta de capital humano e a capacidade de consumo da população. A qualidade de vida e consumo de uma determinada faixa da população impulsiona o crescimento econômico de uma nação.





Regionalização

A Teoria da Regionalização Mundial tem por objetivo identificar grandes áreas do planeta com características próximas, no que diz respeito à população e a economia, ou ainda, semelhanças na Formação Só cio. Nesta aula não será abordada a tradicional divisão do planeta em continentes, ou seja, a regionalização a partir de critérios naturais.

As Ciências Sociais buscam criar uma metodologia apropriada para lidar com a enorme diversidade e também para compreender as diferentes realidades encontradas no planeta. Para compreender um texto, em especial um Clássico, deve-se inicialmente analisar o momento histórico a que ele se refere e/ou foi escrito; só a partir daí seus conceitos podem ser interpretados.

Esta observação sobre diferentes metodologias e conceitos ao longo da história é de grande utilidade em todas as aulas, a principiar pelas diferentes formas de regionalização propostas até a atualidade. Não se pode esquecer que com o decorrer da história, novas metodologias surgem e novos conceitos são lançados para diagnosticar com maior propriedade a dinâmica realidade das sociedades.
,