segunda-feira, 18 de junho de 2012

UNIPOLARIDADE x MULTIPOLARIDADE

Unipolaridade x Multipolaridade
·  
        Unipolaridade
A expansão do capitalismo para os países socialistas, em um primeiro momento, surgiu à tese de uma Ordem Unipolar, com os Estados Unidos na hegemonia mundial. Dos fatores que sustentam essa ordem, há alguns mais representativos que afloraram mais contemporaneamente: a absoluta superioridade bélica estadunidense; a influência da sua moeda, o dólar; a propagação da sua cultura e seu modo de vida.
·        Multipolaridade
     Alguns autores defendem a Ordem Multipolar e afirmam que o poder se apresenta desconcentrado, mesmo que o Estados Unidos sejam considerados uma grande potência. A multipolaridade pode ser exemplificada com  o Grupo dos Oitos (G-8), que inclui Estados Unidos, Alemanha, Japão, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Rússia.Outro exemplo de multipolaridade é a constituição de blocos regionais, que surgiram em decorrência de reformas econômicas impulsionadas pelo processo de globalização, pelo desenvolvimento das comunicações e pela ampliação das trocas comercias.




Livro: Geografia sociedade e cotidiano 3 – Dadá Martins, Francisco Bigotto e Márcio Vitiello


Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Os dados referentes à expectativa de vida, ao nível de escolaridade e à renda per capita analisados resultam no IDH. Os países podem ser classificados em uma variação que vai de 0 a 1.
     Desenvolvimento humano muito elevado: variam de 0,900 a 1; 
     Desenvolvimento humano elevado: 0,800 a 0.899;
     Desenvolvimento humano médio: variam de 0,500 a 0,799;
     Desenvolvimento humano baixo: são menores que 0,500.

EXEMPLO DE UM ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO POR PAÍSES


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:2011_UN_Human_Development_Report_Quartiles.sv






Um sonho- Gilberto Gil
Eu tive um sonho
Que eu estava certo dia
Num congresso mundial
Discutindo economia
Argumentava
Em favor de mais trabalho
Mais emprego, mais esforço
Mais controle, mais-valia
Falei de pólosIndustriais, de energia
Demonstrei de mil maneiras
Como que um país crescia
E me batiPela pujança econômica
Baseada na tônicaDa tecnologia
ApresenteiEstatísticas e gráficos
Demonstrando os maléficos
Efeitos da teoriaPrincipalmente
A do lazer, do descanso
Da ampliação do espaço
Cultural da poesia
Disse por fim
Para todos os presentes
Que um país só vai pra frente
Se trabalhar todo dia
Estava certo
De que tudo o que eu dizia
Representava a verdade
Pra todo mundo que ouvia
Foi quando um velho
Levantou-se da cadeira
E saiu assoviando
Uma triste melodia
Que parecia
Um prelúdio bachiano
Um frevo pernambucano
Um choro do Pixinguinha
E no salão
Todas as bocas sorriram
Todos os olhos me olharam
Todos os homens saíram
Um por um
Um por um
Um por um
Um por um
Fiquei ali
Naquele salão vazio
De repente senti frio
Reparei: estava nu
Me despertei
Assustado e ainda tonto
Me levantei e fui de pronto
Pra calçada ver o céu azul
Os estudantes
E operários que passavam
Davam risada e gritavam:
"Viva o índio do Xingu!"
Viva o índio do Xingu!
Viva o índio do Xingu!
Viva o índio do Xingu!
Viva o índio do Xingu!"

ORDENS GEOPOLÍTICAS MUNDIAIS

A VELHA ORDEM MUNDIAL


A ordem mundial é a ordem internacional entre países e grupos de países, o equilíbrio e disputa entre as potências, e, consequentemente, a situação social e econômia do mundo em um determinado período histórico. Atualmente, presencia-se o fortalecimento da Globalização, que tomou lugar da antiga ordem bipolar iniciada a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
Essa antiga ordem se caracterizou pela Guerra Fria, a oposição entre EUA e URSS e a consequente bipolaridade mundial, em que as duas potências disputavam o espaço mundial e o dividiam em 2 blocos antagônicos, regidos por sistemas sócio-econômicos também opostos (Capitalismo X Socialismo) 

Ao final do Guerra, divisão dos países em 3 mundos:

1° mundo > Capitalistas desenvolvidos > potência líder: EUA 
2° mundo> Socialistas > potência líder: URSS (União Soviética) 
3° mundo > Países subdesenvolvidos 

No início do século, o mundo se encontrava multipolar, com o poder mundial dividido entre as várias potências européias, principalmente. Essa rivalidade, evidenciada no Imperialismo na Ásia e na África, cumulou na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e, mais tarde, na Segunda Guerra Mundial. Após 1945, porém, as potências européias ficaram arrasadas pela guerra. Foi quando surgiram como potências mundiais os EUA e a União Soviética, que, em 1917, havia se tornado socialista através de uma revolução. 
Como o 2° mundo era apenas disputado pelos blocos dominantes, como áreas de influência, o mundo se dividiu em 2 pólos, e o poder, entre EUA e URSS. 

O Muro de Berlim foi o símbolo da Guerra Fria. Em 1945, a Alemanha foi dividida entre os países vencedores da Segunda Guerra Mundial, mas só foi efetivamente controlada pelos Estados Unidos e pela União Soviética. Construído em 1961 para conter o fluxo de pessoas da parte capitalista para a parte socialista, o muro simbolizou o antagonismo entre as potências tanto em Berlim quanto no restante do mundo.



A NOVA ORDEM MUNDIAL

A Nova Ordem Mundial é um conceito político e econômico que se refere ao contexto histórico do mundo pós-Guerra Fria. Estabeleceu-se no fim da década de 80, com a queda do muro de Berlim (1989), no quadro das transformações ocorridas no Leste Europeu com a desintegração do blocosoviético.
O termo Nova Ordem Mundial é aplicado de forma abrangente. Em um contexto atual, pode se referir também à importância das novas tecnologiasem um mundo progressivamente globalizado e às novas formas de controle tecnológico sobre as pessoas.
A Nova Ordem Mundial busca garantir o desenvolvimento do capitalismo e estrutura-se a partir de uma hierarquização de países, de acordo com seu nível de desenvolvimento e de especialização econômica. Veja algumas das principais características.

Distribuição do poder internacional

Em termos militares, a bipolaridade (fato de haver dois pólos de força, que eram Estados Unidos e URSS) foi substituída pela chamada pax imperial americana, que significa que não existe país no mundo capaz de se contrapor ao poderio militar americano. A supremacia militar incontestável dos Estados Unidos é exercida de forma intensa em todas as partes do mundo onde seus interesses econômicos ou geopolíticos se fazem presentes.
Em termos econômicos e tecnológicos temos a multipolaridade, com pelo menos três grandes blocos: o primeiro, organizado em torno dos EUA; o segundo, em torno da Europa (União Européia) e um terceiro, o blocoasiático, onde se destacam o Japão, a China, a Índia e até mesmo a Rússia.

Urbanização mundial

A intensa urbanização mundial é um fenômeno típico de países não-desenvolvidos e resultante de sua industrialização e modernização recente. No ano 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou que a população urbana mundial superou a população rural.
A urbanização é acelerada e irreversível em especial nos países em desenvolvimento. É geralmente caótica, o que agrava os problemas ambientais e concentra a pobreza, potencializando seus aspectos negativos.

Nova divisão do trabalho

Ao contrário do que ocorria até pouco tempo, a nova divisão internacional do trabalho (DIT) não separa apenas países exportadores de manufaturados de países exportadores de matéria-prima.